quarta-feira, 17 de junho de 2009

Em defesa da liberdade e do progresso do conhecimento na Internet Brasileira

O DCE junto ao Centro Acadêmico de Computação promoveu no dia 10 de Junho um debate pelo Ciclo de Debates realizado na UFG com o título "Em defesa da liberdade e do progresso do conhecimento na Internet Brasileira". O debate foi realizado no auditório do Instituto de Informática e contou com a presença do Prof. Dr. Pedro Antônio Dourado de Rezende atual professor da UNB, Prof. Dr. Hugo Alexandre Dantas do Nascimento atual diretor do CERCOMP da UFG e do vice-coordenador da Associação Goiânia de Software Livre Júnior José dos Santo e foi patrocinado pelo empresa de T.I. Porta 22.

Primeiro foi apresentado o conceito e a importância do Software Livre dentro da sociedade brasileira. Software Livre diz respeito a liberdade de executar, estudar, redistribuir e modificar o software para qualquer fim e por qualquer pessoa. Muitas pessoas não entendem o conceito dessa maneira e simplesmente o confundem com software gratuito.

Depois foi apresentado e discutido o projeto de Lei "Azeredo", também conhecido com o AI-5 Digital, que quer transformar os provedores de acesso em uma espécie de polícia privada. O projeto coloca em risco a privacidade dos internautas e, se aprovado, elevará o já elevado custo de comunicação no Brasil. O Prof. Dr. Hugo Alexandre leu parte do projeto e discutiu o elevado custo que se teria para implantá-lo em apenas uma universidade. O valor ultrapassaria a casa de 1 milhão de reais o que segundo ele torna-se inviável para um país como o Brasil. O Prof. Dr. Pedro Rezende explicou que este projeto é a forma que as grandes corporações de áudio e de cinema, juntamente a polícia mundial, encontraram para barrar o acesso à internet, recuperando o antigo monopólio que existia a pouco tempo atrás.

Ao final do debate foram discutidos outros temas como: a importância TV Digital, modelos de negócio utilizando software livre e processo de migração para o software livre.



Resumo do debate que ocorreu no dia 10 de junho no auditório do INF durante o Ciclo de Debates enviado por Marcelo Giesel, presidente do CA de Ciências da Computação.

Nenhum comentário: