domingo, 28 de setembro de 2008

Biblioteca aos finais de semana

Expansão se faz com Biblioteca aos finais de semana!!!

Os estudantes da UFG, através do DCE e de vários Centros Acadêmicos, vêm desenvolvendo desde o começo do ano de 2008 uma forte campanha pela abertura das duas bibliotecas da UFG em Goiânia aos finais de semana e pela extensão de seu horário de funcionamento no período noturno.

A luta dos estudantes tem como base a realidade daqueles que estudam a noite e/ou trabalham durante o dia, ficando assim impossibilitados de utilizarem a biblioteca durante a semana. Além disso, a luta está pautada na comunidade externa que muitas vezes não tem acesso a aparelhos públicos, mesmo necessitando dos mesmos, isto é, os estudantes vêem a necessidade de estender o papel social da Universidade, pensando em um dos eixos do tripé que rege o ensino universitário: a extensão.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) organizou um abaixo-assinado onde conseguiu mais de 2000 assinaturas de estudantes de todos os cursos e turnos.

No dia 21 de maio, durante um ato cultural realizado no Centro de Convivência do Campus II, os abaixo-assinados foram entregues ao professor Reitor Edward Madureira.

A Reitoria e a Direção da Biblioteca desde então tem recebido os estudantes e se comprometido com tal reivindicação, colocando como meta conjunta a abertura da Biblioteca e laboratórios aos finais de semana para estudantes e comunidade externa.

Já tivemos uma vitória. Anunciamos a extensão do funcionamento da biblioteca aos sábados das 8 às 18horas e no noturno durante a semana até às 22h45 a partir do dia 20 de setembro.

Agora a luta é para que seja oferecida uma programação de oficinas, palestras, vídeos-debate, exposições artísticas, enfim, mostras que dêem um uso social aos espaços da biblioteca e atraiam a comunidade dos bairros vizinhos, além dos estudantes. Acreditamos que a "demanda" da biblioteca será criada pelas condições e atrativos oferecidos pela instituição.

Por fim, o DCE tem como preocupação que esta expansão não ocorra de forma a explorar o trabalho dos estagiários e dos funcionários técnico-administrativos, colocando como ideal a contratação de novos servidores.

Mais uma vez se demonstrou que a luta organizada dos estudantes geram frutos e torna-se indispensável na construção de uma UFG que além de se abrir ao estudante deve lhe dar as condições de ali se manter, com acesso a biblioteca, laboratórios e assistência estudantil. Não basta termos uma das melhores Universidades do país se esta instituição não se abrir à comunidade, não tiver retorno social para os que mais precisam.

É com este pensamento que a gestão "Mobilização" do DCE-UFG se coloca ao lado de outros movimentos sociais na defesa de uma sociedade mais justa para além da lógica de mercado e de um Centro de Excelência Educacional que sirva a poucos.

Viva a Luta dos estudantes!!!

Biblioteca aberta os finais de semana, conquista de todos e para todos!!!

3 comentários:

Mr.Anonymous disse...

cool blog

Anônimo disse...

Põe foto das mobilizações gente.

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu