segunda-feira, 19 de maio de 2008

Ato cultural

Estudantes da UFG realizam ato cultural por abertura da Universidade e das Bibliotecas aos finais de semana

Os estudantes da UFG (Universidade Federal de Goiás) através de vários Centro Acadêmicos e do DCE-UFG (Diretório Central dos Estudantes), se reunem neste dia 20/05(Quarta-Feira), a partir das 9h da manhã no Centro de Convivência da UFG no Campus II para entregar abaixo-assinado,com mais de 1.500 assinaturas, à Reitoria reivindicando a abertura da Biblioteca aos finais de semana. O ato que se dará das 9h da manhã às 16h, contará com apresentações musicais, cênicas, literárias e de artes plásticas de estudantes da UFG, além de uma oficina de Dança de Salão com estudantes que participam de Projeto de Extensão.


Os estudantes estarão cobrando uma política de gestão para as duas Bibliotecas da UFG, que envolva a realização de debates, simpósios, colóquios, e exposições artísticas nas Bibliotecas, dando outro sentido á utilização do espaço. Segundo Mariana Oliveira diretora do DCE " A biblioteca mais que um espaço onde se depositam livros, tem que se abrir para empréstimos à comunidade, aumentar seu acervo de livros, e passar a ser um centro irradiador de cultura e debates".


O DCE da UFG assumiu o compromisso de mobilizar a comunidade pela abertura da biblioteca aos finais de semana e dos laboratórios nos finais de semana e dos laboratórios no período noturno. Esta demanda surgiu no debate com os estudantes e Centro Acadêmicos, constituindo-se como uma necessidade real. Com a ampliação dos cursos no período noturno, essa demanda se torna ainda mais evidente. Hoje já são quase mil e quinhentos estudantes matriculados nesse período, sendo que muitos trabalham o dia todo (para muitos estudantes dos outros períodos não é diferente), o que torna impssível a utilização da biblioteca como ambiente de estudos, dificultando até mesmo empréstimo e devolução de livros.


Neste momento de expansão, os estudantes pretendem sensibilizar a Reitoria da UFG para as diferentes realidades que constituem a Universidade.Com a contratação de novos funcionários técnico-administrativos a partir de junho, estão dadas as condições para o pleno
funcionamento da Biblioteca e consequente abertura da mesma à Comunidade.

Nenhum comentário: