domingo, 4 de novembro de 2007

As manifestações não são isoladas...

Recebi há pouco por email:

Veja o vídeo da Retrospectiva (30 dias de Ocupação):
http://ocupacaoufba.blogspot.com/2007/11/retrospectiva-30-dias-de-ocupao.html

Início
Em 01/10/07, por conta de um vazamento de gás no Restaurante Universitário da Residência da Vitória (R1) – que durava mais de um ano, havia se intensificado nos últimos dias e levado funcionários a passarem mal - os residentes universitários da UFBA partiram, em badeijaço, para o palácio da reitoria, em protesto contra o descaso da administração central – cansada de saber e não-resolver o vazamento. Assim começava a ocupação da reitoria da UFBA, que totaliza, hoje, 34 dias. A pauta, que no início do movimento, era emergencial, se expandiu: hoje, os ocupantes lutam por uma assistência estudantil de verdade e contra o Decreto REUNI, que irá obrigar todas as Universidades Federais a adotarem, como arquitetura curricular, o projeto Universidade Nova, de autoria do Reitor da UFBA, prof. Naomar de Almeida Filho.
A ocupação da nossa reitoria, à revelia do DCE-UFBA (que se colocou enquanto observador da ocupação dos residentes, tentou acabar com a ocupação no seu 4° dia de existência e continua atuando em prol da desmobilização dos estudantes), foi o estopim para que a luta contra o REUNI e pela construção de uma outra Universidade ("Nem UFBA Velha, nem UFBA Nova! Por uma Universidade verdadeiramente Popular!") explodisse no Brasil. Hoje, existem 14 reitorias ocupadas. E, assim como aqui na UFBA, a articulação da luta nacional contra o REUNI está correndo por fora das entidades – a UNE, que teoricamente representa os estudantes a nível nacional, e serve para construir as lutas estudantis, É A FAVOR DO REUNI! (Costuma-se chamar este fenômeno de governismo. Numa época em que o PT e sua base aliada – PC do B, PMDB, PPS, PV, etc – são o Governo, não é de se espantar que esses partidos e correntes políticas tentem fazer das entidades estudantis e sindicatos que dirigem aparelhos do governo, nunca indo de encontro às políticas formuladas por Lula e Cia, mesmo quando isso significa emperrar as lutas das suas categorias. É assim com o DCE-UFBA, é assim com a UNE, é assim com a CUT, etc...).

O BRASIL SE MEXE PRA DERROTAR O REUNI -
RUMO AO DIA NACIONAL DE OCUPAÇÃO DE REITORIAS

Brasília, outubro/07
Em 24 e 25/10 aconteceu em Brasília uma grande marcha em defesa da educação pública, que conseguiu contar, mesmo com o boicote dos governistas, com mais de 20.000 pessoas! E, na plenária do dia 25/10, decidiu-se por definir o dia 13/11 como DIA NACIONAL DE OCUPAÇÃO DE REITORIAS. A ocupação da UFBA participou dessa plenária, que serviu para articular e expandir Brasil afora o nosso movimento. Entretanto, como a nossa ocupação já dura 34 dias, teremos que construir uma mobilização diferente no dia 13, mas que some forças ao calendário nacional.
Então, haverá uma grande plenária na ocupação da reitoria neste DOMINGO (04/11), às 15h, que reunirá todos os movimentos sociais e setores do movimento estudantil (MST, MSTS, MNU, Fórum Permanente em Defesa das Ações Afirmativas, DCE-UEFS, Coletivo CAUS – UNEB, DA's e CA's da UFBA, DA's e CA's da Regional Nordeste 1 – DENEM, NEP – SAJU, COMUNA, NEPPA, Estudantes do CEFET, dos Cursinhos STATUS e Sagrado, MPL, CEAS, ANDES-SN, ADUNEB, ADUEFS, CONLUTAS, SINASEFE, etc) que têm apoiado a nossa mobilização, são contrários ao REUNI e discutem educação para a construção de mobilizações conjuntas.
[]'s, e até lá!





... estão acontecendo em todo o país!!!
É uma luta NACIONAL que, ao contrário do que autoridades e a mídia vem colocando, não se opõe ao aumento de vagas e ampliação dos cursos, e sim a uma expansão irresponsável, que fere a autonomia das Universidades e o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.

Queremos EXPANSÃO COM QUALIDADE!!!

Nenhum comentário: